Você entrou numa crise... E agora?!

segunda-feira, outubro 29, 2012 Bruna Resende 1 Comments


Crises são sempre um momento complicado na vida que nós gostaríamos de nunca passar, mas a verdade é que nunca conheci alguém que tenha conseguido passar pela vida sem uma dessas. Até porque, elas têm vários jeitinhos de se instalar. Algumas vêm na vida financeira, outras na saúde e, talvez as mais comuns, na área sentimental e dos relacionamentos. Mas a verdade é que, por mais que tentemos escapar, uma hora elas vêm.

Quando isso acontecer, nada de desespero. É preciso manter a cabeça fria para tomar atitudes assertivas diante do problema e a clara compreensão de que é só uma crise e que vai passar. Se você é iniciante no mundo dos problemas, vão aqui algumas dicas do que aprendi em períodos de crise.

♥ O desespero piora tudo. Claro que a novidade do desconforto, medo, do imprevisível pode acabar nos levando a reações terríveis como insônia, má alimentação (alguns comem demais, outros de menos), tristeza profunda e até depressão. Mas o fato é que quando as coisas não vão bem, é necessário juntarmos nossas forças, colocar a cabeça no lugar e saber que só pensando com clareza é que se vai chegar em algum resultado.

♥ Pense no seu pior cenário. Pense no pior que pode lhe acontecer e como você faria para conviver com estas conseqüências. Possivelmente, o pior que pode lhe acontecer não é tão ruim quanto nossa cabeça tende a fantasiar. Na maior parte das vezes, temos a impressão de que se tivermos que vender o carro, por exemplo, vamos regredir na vida, passar por vergonha e humilhação, perder algo muito importante, quando, na verdade, vamos mesmo resolver o problema abrindo mão de um bem que pode ser reconquistado no futuro. Por isso, visualizar o seu pior cenário, às vezes, ajuda a acalmar.

♥ É bom ter alguém ao lado. Amigos, família, namorado / marido ajudam. É muito bom ter alguém para desabafar, alguém que tenha paciência de ouvir o que você quer dizer repetitivamente. Busque companhia de quem realmente se importa com você, pois toda dificuldade se torna ainda mais obscura se tivermos que passar por ela sozinha. Ter alguém ao lado nos ajuda a lembrar que, haja o que houver, a vida continua e você nunca estará desamparado.

 Ajuda profissional também vale. Mesmo tendo as melhores pessoas do mundo ao lado, nem sempre eles poderão dar o suporte que você precisa nessa hora. Por isso, a terapia é sempre uma boa alternativa. Ela te ajuda a prestar atenção na sua vida e no que você precisa mudar, a enxergar que, às vezes, a sua atitude diante do problema é o maior problema. Além do mais, por mais que as pessoas que estão ao seu lado queiram ajudá-lo, cuidado para não sobrecarregá-las.

♥ Tenha fé. Em todos meus momentos de dificuldade, a fé foi o que mais me ajudou. Existe um versículo bíblico que define muito bem o que a ela é: 
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” Hebreus 11:1. 
Assim, a fé é o que alimenta a nossa esperança e nos ajuda a acreditar que coisas melhores estão por vir. Sei que nem todos são cristão, mas penso que os seres humanos são necessitados de acreditar em algo maior, ter fé.

♥ Cuide-se! Comumente, quando algo negativo que não esperamos nos acontece, a primeira reação é parar de fazer coisas cotidianas. Paramos de cuidar da saúde, seguir a dieta e até de cuidar da aparência. É como se houvesse uma indagação interior: “mas qual é o ponto de fazer tudo isso”? Bem, a questão é que se você deixar outras áreas da sua vida se deteriorarem em razão de um problema isolado, você só estará fazendo o problema crescer. Além disso, auto-estima e auto-confiança estão relacionadas ao seu estado físico também. Pratique exercícios físicos sempre, isso te ajudará a relaxar, a manter a dieta em ordem (porque o apetite aparece nas horas certinhas) e a dormir bem.

♥ Saia para ver o mundo. Não se entregue, vá ver o mundo, as pessoas nas suas rotinas, as luzes da sua cidade. Você vai encontrar muita beleza no cotidiano, vai descobrir que existem pessoas com problemas maiores que o seu que têm sido fortes e continuado caminhando. Visite exposições, vá ao centro da cidade, veja os jardins, distraia-se com aquilo que você nunca reparou antes (e tire fotos, por favor)!

♥ Valorize o que você já conquistou. Outra tendência incrível que temos é de anular nossos acertos através de um erro. Quando algo não dá certo, tendemos a uma sensação de auto-piedade em que tudo que temos e somos se torna ruim. Isso não é verdade. Por mais que você esteja numa crise (seja ela financeira ou um relacionamento que acabou ou a sua saúde não esteja tão bem...) sempre existem coisas boas que vivemos, criamos e que podemos guardar com muito carinho. Não se apegue tanto ao problema, lembre de todas as vezes que você conseguiu ou deu a volta por cima!

You Might Also Like

Um comentário:

Olá! Que bom que você deu uma passadinha aqui! Obrigada por deixar sua opinião...