David LaChapelle: fotografia como arte, num mix de cores irreverente

quarta-feira, agosto 15, 2012 Bruna Resende 0 Comments


A fotografia vem se popularizando através das facilidades tecnológicas e da progressiva redução de custos da produção até o produto final. Numa terra de Instagram e editores de imagens simplórios que adicionam efeitos sem muito esforço, toda foto de família, de comida e de por do sol da janela ganhou contornos artísticos e, às vezes, um pouco de fama quando vai online! Nessas horas que descobrir quem realmente é artista das lentes e quem só brinca com elas parece ser trabalho de especialista.



David LaChapelle, porém, simplifica essa separação, mostrando que a construção de uma imagem pode demandar muito mais que o mero acaso de um acontecimento poético. Dono de um estilo ímpar, ele lança mão do bizarro, irreverente e de uma paleta de cores com muito rosa e saturação.



Sua carreira teve início em meados dos anos 80, quando seu trabalho começava a ser exibido em galerias de Nova Iorque. Foi bem nessa época que Andy Warhol foi com a cara do trabalho dele e as coisas começaram a acontecer. Ele trabalhou como fotógrafo celebridades por um período e virou queridinho do mercado.



Não satisfeito com a carreira bacanérrima como fotógrafo de arte contemporânea, LaChapelle se enveredou por outros caminhos das artes gráficas: direção de videoclips e documentários. Artistas como Christina Aguilera, Moby, Jennifer Lopez, Britney Spears, The Vines e No Doubt puderam experimentar seu trabalho. Também dirigiu o documentário Krumped que ganhou prêmio no Festival Sundance.



Depois deste passeio pelo mercado, LaChapele decidiu encolher sua participação na área de fotografia comercial e retornar às suas origens focando em fotografia artística mais uma vez, no ano de 2006.  Desde então, ele tem montado exibições em diversos museus e galerias pelo mundo mas, infelizmente, o Brasil ainda não foi agraciado pela estadia de suas obras. Vamos ficar na torcida!



Fontes: Info aqui / Imagens arquivo do Google

You Might Also Like

0 comentários:

Olá! Que bom que você deu uma passadinha aqui! Obrigada por deixar sua opinião...