Como fazer a demissão de um funcionário

segunda-feira, julho 25, 2011 Bruna Resende 0 Comments




Creio que realizar demissões é uma das funções mais complexas para quem exerce um cargo de liderança. A sensação de estar privando alguém do seu ganha pão é sempre muito incômoda e quando se trata de alguém com quem convivemos de maneira mais próxima, este incômodo pode se transformar em uma grande dor na consciência. Por isso, gostaria de fazer algumas pontuações sobre demissões e dar algumas dicas que talvez possa ajudá-lo nessas horas.

- Reflita antes de tomar atitudes. É importante que você saiba exatamente por qual razão está tomando esta decisão. Na maior parte das vezes, é seu colaborador que provoca a própria demissão, seja por falta de interesse e comprometimento ou por simplesmente não se encaixar no perfil da equipe. Tente discernir bem estas razões para que se sinta seguro a respeito da sua decisão. Faça a demissão você mesmo, caso seja o superior direto do funcionário. Não delegue ao RH.

- Prepare-se para fazer o comunicado. Pense no que pretende dizer antes do comunicado e procure um lugar calmo, sem interrupções e sem expectadores, uma sala de reunião, por exemplo. Ao convidá-lo para a conversa, seja sério, não use tons de brincadeira ou fúnebres do tipo “tenho péssimas notícias”. Vá direto ao assunto e expresse com clareza as razões pela quais a demissão aconteceu. Deixe claro se se trata de um corte de gastos ou de falhas profissionais. Disserte um pouco sobre estas falhas para que o profissional tenha a oportunidade de evitar os erros no futuro. 

- Tente não cometer excessos. Não elogie demais, peça desculpas, torne-se emotivo. Estas demonstrações de hesitação e incerteza só alimentarão no demitido a certeza de que está sendo injustiçado. Também não seja descortês ou indiferente demais, trate-o como gostaria de ser tratado numa situação desta, afinal, é um grande baque. 

- Se possível, evite aviso trabalhado. Você conhece alguém cuja produtividade melhorou após o aviso? Só naqueles casos em que a pessoa tem esperança de conseguir manter seu cargo e, quando isso ocorre, normalmente a motivação é temporária e logo os problemas do passado reincidem. Assim, se puder evitar o aviso trabalhado, faça a seleção de um novo profissional para o cargo e programe seu início de trabalho ao dia seguinte a saída do ocupante anterior.

- Esteja pronto. Após o comunicado de sua demissão cada pessoa reage de uma maneira diferente. Alguns se mantém profissionais e, simplesmente, aceitam a informação. Outros, porém, choram, xingam, reclamam, justificam-se, tentam recuperar o trabalho por meio de promessas. Aja de forma tranqüila, deixo-o falar, no entanto, não se deixe levar pela corrente de emoções fazendo promessas de recontratação ou recolocação que você não pode cumprir.

- Casos extremos. Se ocorrerem provocações, agressões físicas ou verbais, contenha-se. Não reaja. Comunique a segurança ou a polícia.

- Nunca o faça por telefone. Afinal, você o contratou olhando nos olhos, não é mesmo?

You Might Also Like

0 comentários:

Olá! Que bom que você deu uma passadinha aqui! Obrigada por deixar sua opinião...